Metr? de lá
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_1.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_2.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_3.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_4.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_5.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_6.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_7.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_8.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_9.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_10.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_11.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_12.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_13.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_14.jpg)
![Matr? de lá](images/metro-de-la/img_15.jpg)
Metr? de lá
A extravagancia megalomaníaca do metr? de Moscou saiu da cabe?a do líder soviético
Josef Stálin, e n?o aconteceu à toa. O projeto tinha uma fun??o político-ideológica clara:
relembrar diariamente o proletariado que utiliza o metr? de que o Partido Comunista
era grato por seu esfor?o durante as revolu??es da Uni?o Soviética.
Inaugurado em 1935, Stálin ordenou que arquitetos e artistas criassem uma estrutura
que se destacasse pelo brilho e indicasse "um futuro radiante" ao povo russo.
Considerado um museu subterraneo, cada esta??o tem sua particularidade cativante,
luxo e ostenta??o de encher os olhos.
Durante minha visita à Rússia registrei o cotidiano das pessoas que usam seu meio de
transporte em um cenário t?o peculiar. Desse projeto nasceu uma exposi??o para o
metr? de S?o Paulo, e um livro contando sobre o metr? de lá.